5 de maio de 2012

Sobre o aniversário do velho IAE


O culto na Igreja do Unasp, neste sábado, teve um sabor especial. Comemoração pelos 97 anos de existência da instituição. Eu que cheguei naquela casa em dezembro de 1979, estou acostumado às comemorações anuais. Há quanto tempo assisto aos eventos? Mais de 30 anos!

Pontos altos

O sermão foi proferido pelo pastor Marlington Lopes. Presidente da União Sul Brasileira da IASD. Trata-se de líder destacado na organização adventista. Um dirigente que tem a carreira respaldada pela seriedade. Bom orador formou-se em 1983, foi meu contemporâneo (formei-me em 1985).

Como eu estava no segundo culto, não fui prensado no meu lugar, num dos bancos da igreja, como costuma acontecer no primeiro culto. O cerimonial foi dinâmico, sem demagogia. Até mesmo a oração pastoral feita pelo professor Euler Baia foi rápida, considerando os padrões dele (ufa!).

O que precisa ser destacado mesmo: a apresentação do grande coro, acompanhado pela orquestra e pelos metais. Composição e regência do jovem maestro Richard Octaviano Kogima. Um talento raro, centrado em música de qualidade e dentro dos padrões respeitáveis para a música cristã adventista. Segue linha nobre, similar à regência do maestro Turíbio de Burgo. Foge, portanto, das tendências barulhentas e pentecostais que adentram pelas portas da IASD. A música traz o ideário comportamental de Jeremias, acrescido da ideia das mensagens angélicas e fecha com a esperança do adventismo. Os que conhecem a teologia adventista verificarão a coerência proposta e alcançada na composição. A apresentação em si foi fenomenal.

Que a comemoração pelos 97 anos do velho e guerreiro IAE fique na lembrança festiva de todos. Parabéns Unasp!

Enéias Teles Borges

Nenhum comentário: