4 de abril de 2009

Sábado: equilíbrio e idolatria


Manter o sábado santo tem sido o principal mister de muitos adventistas atuais. Para quem observa, de fora, parece ser o ponto mais importante de toda doutrinação dos ASD. O famoso quarto mandamento, que trata de todos os dias da semana, determinando que em seis dias deve-se trabalhar e que no sábado deve-se descansar, ficou polarizado apenas no tão falado sétimo dia. O sábado tem funcionado como um supletivo religioso. Tudo o que deveria ter sido feito em seis dias, para complemento sabático, passa a ser executado tão somente nesse dia. Talvez por isso muitos se concentrem em templos nos sábados. São necessários dois cerimoniais (por enquanto). As atividades das quartas-feiras à noite e do domingo à noite ficam às moscas ou para frequência de “meia dúzia de gatos pingados”. O sábado tem sido algo elevado a um pedestal que parece ser o único referencial salvífico. É como se a justificação pela fé e seus fantásticos ingredientes não existissem. Basta conversar com membros da IASD para ouvir que muito falam sobre o sábado e pouco sabem e falam da doutrina da salvação. São sabatistas convictos!


Não é de se surpreender quando muitos ASD, que guardam apenas o sábado, apontam o dedo para pessoas não tão afeitas à visita ao templo. Muitos ASD sentem necessidade de equilibrar a religiosidade ou prática religiosa levando em consideração a importância de tudo que é feito durante a semana e também no sábado. Quando a semana é muito agitada é necessário, no sábado, priorizar a família em detrimento da comunhão com os demais fiéis. Os irmãos de fé são importantes, mas menos importantes que a família. De que adiantaria uma boa comunhão no templo, sem uma eficiente em casa? De que adiantaria uma excelente comunhão com os fiéis sem uma perfeita comunhão pessoal? Os sabatistas não pensam assim! Para eles o sábado é dia de igreja e ponto final!


Esse tipo de reflexão não é apenas meu. Muitos pensam assim e quero historiar: Certo dia, indo ao fórum João Mendes, no centro de São Paulo, eu andava (dia chuvoso) pela XV de novembro, tendo saído do metrô São Bento, quando ouvi um pregador de rua vociferando contra muitos “crentes” e eu ouvi, quando falou da IASD. Parei para ouvir, fiquei curioso. Ele esbravejou: “E você ASD, é um idólatra. Fala mal dos católicos que adoram imagens, mas adora um dia da semana. O sábado para você é mais importante que o próprio Deus. Fala do sábado mais que de Deus. Fala do sábado mais do que dos méritos de Cristo! Você, ASD, é um idólatra e o seu Deus é o sábado...” Segui meu caminho, mas pensei com os meus botões: “ele tem alguma razão...”


Um dia fiz um teste: pedi a um assíduo igrejeiro sabático para falar o que imaginava sobre a fé dos ASD. Perguntei-lhe se a doutrina da salvação era mais importante que a do sábado. Ele me respondeu que a doutrina da salvação era muito mais importante, mas que a doutrina do sábado também tinha importância, ainda que menor. Pedi para que declinasse sobre ambas. A respeito do sábado discursou quase uma hora. Quando foi falar sobre a doutrina da salvação teve que admitir: pouco sabia... Como algo pode ser mais importante e pouco se saber? Como algo pode ser menos importante e tanto se saber? Fiquei decepcionado! Era uma pessoa graduada e pós-graduada! ASD de berço!


Um domingo eu saí para aparar o cabelo. Bem perto de casa e fui andando. Cheguei a uma barbearia e uma senhora começou a me prestar o serviço. De uma loja de frente vinha um barulho infernal! Tratava-se de uma loja de bairro, dessas que vendem de quase tudo. Um pagode bravo! Caixas de som espalhadas pela calçada. Perguntei se era sempre assim e ela me disse que em quase todos os dias era assim. Só no sábado havia silêncio. Disse-me que os donos eram ASD e que a vizinhança ficava esperando o sábado para ter um pouco de paz. Notaram? São sabatistas que “botam para quebrar” durante a semana e no sábado correm para fazer um supletivo da fé. Idólatras que creem na salvação pela visita ao templo no sábado. O sábado parece um o deus e o templo o lugar para veneração.


E no trabalho? Os ASD pedem de pronto, a liberação do sábado. Pouco se importam se alguém haverá de transgredir tal dia em seus lugares. São pessoas que acreditam que o sábado foi feito tão somente para os ASD e que serviços, ainda que essenciais, devem ser feitos pelos filhos das trevas. Outro ponto curioso: médicos e enfermeiros podem trabalhar no sábado. Curiosamente podem trabalhar no sábado, mas não puderam estudar no sábado. Não é incoerente? A profissão é tão importante que é possível ser exercida no sábado, mas o preparo (estudo) para tão nobre profissão não pode ser no sábado. Trabalhar no sábado é cumprimento de serviço essencial e não estudar no sábado é prova de fé... É algo absurdamente confuso. Conselho de amigo: não tente apontar a incoerência dos ASD, pois você será considerado um “apostatado” e digno de pena...


Sábado: equilíbrio e idolatria. Como ter equilíbrio e fugir da idolatria? Quem sabe uma volta às origens pode ajudar? Lembram-se quando era dito que o culto mais importante era o de oração – quarta à noite? Os sabatistas de plantão nunca estão nesses cultos de poder. Para eles o supletivo sabático é suficiente. Tão suficiente que concede a eles o direito de julgar aqueles que não pensam assim. Aqueles que preferem separar o sábado para equilibrar a semana. Sim, aqueles que entendem que uma semana equilibrada resulta em equilíbrio familiar. O equilíbrio familiar é mais importante do que “bater o ponto” todo sábado no templo. Os ASD igrejeiros não pensam assim, pois o sábado é dia de visita ao templo e cumprimento de liturgia e afins...


Fica sempre uma imagem para quem está distante: fazem o que querem durante a semana e no sábado tomam banho, passam perfume, vestem boas roupas e seguem para o supletivo da fé. No templo e no sábado...

Enéias Teles Borges

12 comentários:

Unknown disse...

Os adventistas se saturaram tanto de sábado e sábados que eles descuidaram do essencial: JESUS CRISTO, ELE, que disse: Mt 12.8: “Porque o Filho do homem até do sábado é o Senhor”.

O sábado para os adventistas é o complemento, senão o essencial, como essencial para que a salvação seja completada tão somente com a guarda do(s) sábado(s). A GUARDA DO SÁBADO É OBRA, É UM FARDO PESADO QUE OS FARISEUS JÁ OPRIMIAM OS JUDEUS E, AINDA DISSERAM A RESPEITO DE JESUS: "ESSE HOMEM NÃO É DEUS, POIS QUE ELE EXPLULSA OS DEMÔNIOS POR BELZEBU"; tudo isso por ter JESUS curado a muitos no Sábado.

SENHORES ADVENTISTAS OBRAS ESTÃO DESCARTADAS PARA ITEM OBRIGATÓRIO PARA A SALVAÇÃO.

Deyse ... disse...

Percebe-se que você é apenas mais um que não conhece nada sobre a religião e mínimo que conhece... acha o essencial!
"Não julgue, para que não seje julgado!" Lembra?!
Se vc acha tão errado assim, o que muitos adventistas fazem, porque não deixa tudo nas mãos Deus?
Pois foi Ele quem disse: "Nem todo que me disser, Senhor!, Senhor!. Entrará no Reino dos Céus!" ...
Meu amigo, a Salvação é individual! Mudar esses maus hábitos ou não depende de cada um de lá do Templo! E não de você!!...

Religião é religião! Ela não se discute, se aprende!
E você ainda tem muito o que aprender sobre essa doutrina...
Não julgue a doutrina pelos membros que você conhece!
Nunca se esqueça que você não deve tomar uma pessoa como exemplo, seu exemplo é Jesus!!

Roberto Marques, disse...

Enéias, fui adventista 21 anos. Não digo que foram anos totalmente perdidos. Mas agora sou livre em Cristo Jesus e vivo a alegria e a graça da Nova Aliança. O sábado é sinal da Velha Aliança e cumpriu seu papel de descanso em Cristo. O texto que me libertou da lei foi o Livro de Paulo aos Gálatas. Depois minha mente se abriu para descobrir as outras maravilhas escondidas pela IASD.

dani disse...

Caros Irmãos! Por acaso vcs já leram e meditaram sobre a parábola do joio e o trigo? Mateus 13.24-26.
é preciso afirmar, sem medo de errar, que ambos estão presentes em todos os segmentos cristãos conhecidos hoje em dia. Há trigo onde não se esperava que houvesse. amigos independente da denominação ha. joio no meio de grupos aparentemente mais espirituais, mais conservadores, mais ortodoxos e mais avivados.há joio no meio dos líderes de denominações históricas e tradicionais.
Só Deus conhece o verdadeiro trigo e o verdadeiro joio. por que vcs perdem tempo em ficar apontando defeitos em doutrinas alheias? Um dia Ele voltará e, se encontrar você d perdido, pode lhe perguntar: "Filho, por que você não esteve comigo?" Se você disser: "Senhor, na Tua Igreja havia muitos hipócritas." Essa não será a desculpa. Ele lhe dirá: "Filho, trigo e joio tinham que crescer juntos.
Você nunca leu isso na Minha Palavra?
Sobre o SABÁDO, por que vcs falam com tanta intensidade de critica sob os IASD.
Vcs estão agindo como eles (segundo vcs) que eles falam com tanta intensidade sobre o Sábado?
Eu penso que cada um deve seguir o que acha correto, ou existe uma igreja perfeita com todos membros totalmente santificados. “Se tiver peço que me falem” há tb sobre seus fundamentos bilblicos !!" por isso vou deixar meu e-mail: danieladavi2005@yahoo.com.br
cada um recebera a recompensa que lhe cabe!!
Deus sabe ate que ponto cada um e sincero no que vive. uma certeza eu tenho que tudo será esclarecido quando Jesus voltar! e teremos muitas surpresas agradáveis e desagradáveis.rssrsrs. HÁ SE ALGUEM CONHECER UM IGREJA PERFEITA COM SEUS MEMBROS PERFEITOS SEM PECADO E E SUA DOUTRINA TOALMENTE DENTRO DA BIBLIA ME MANDEM E-MAIL, PORQUE QUERO CONHECER. ABRAÇOS.

Anônimo disse...

Deyse seus argumentos são muito fracos.velha historia bonitinha e burra.
sua citaç~eos.
_Não julgue, para que não seje julgado.
*(contradição ,onde esta o livre arbitrio? posso jugar sim se asim axar correto.
_porque não deixa tudo nas mãos Deus?
(deus tem mãos? se tem deve ser 6 não!? aqla velha bobagen da trindade.)
_a Salvação é individual!
*( se é individual então cada um na sua , não tente me convencer, pois é cada um no seu quadrado hehe.)
_"Nem todo que me disser, Senhor!, Senhor!. Entrará no Reino dos Céus!"
*(qm acredita nessa historinha de reino do ceu fala seri , creça!)
_Religião é religião! Ela não se discute, se aprende!
*(religião se discute sim pq não?)
_seu exemplo é Jesus!!
*( estamos ferrados entaum , vc quis dizer hitler de exemplo não é, axo mais coerente.)

MIRANDA disse...

Olá Enéias

Os sábados são sombras do passado que só servem para julgar e condenar os demais cristãos. Ótimo texto e parabéns. Sábado é descanso.
Por falar em sábado, quando dá, vou jogar uma bola com os amigos.
Adorar a Cristo é diariamente. Acabou o sábado. Aliás, nunca existiu e nem vai existir. Prefiro a graça da salvação.
Por falar em sábado, não gostei da palavra de verificação do comentário, deu CORINTION, isso me lembra um timeco paulista. Sou mais verdão.
Abraço.

Michelle Borges disse...

Pai,

Ótimo post! Li os comentários...e fico "boba" com a ignorância de algumas pessoas, que acabam se contradizendo!

A religião é como uma droga, sério.As pessoas ficam viciadas até que chegam a perder a razão, a capacidade de distinguir as coisas...

O que essa Deyse disse? MINHA FILHA, vivemos em um Estado laico, a constituição prevê liberdade de expressão à todos. E outra...como assim, religião não se questiona?Você se contenta com o "é assim e ponto?" Faz o que te mandam simplesmente por fazer, sem se perguntar o porque de assim proceder?

Confesso que ri quando li "Percebe-se que você é apenas mais um que não conhece nada sobre a religião e mínimo que conhece..."
Se informar não faz mal.Sério, o que custa pesquisar antes de sair por aí falando?
Sem falar que os argumentos, dessa aí mais me parecem o "bom" e velho senso comum!!

#idignação

Pois é...nessas horas a gente respira e conta até um milhão e continua vivendo...

Ale disse...

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus".Mateus 5:17-20

E agora? Se Jesus não aboliu a lei quem então a aboliu? o ser humano?

É engraçado, vcs falam q os ASD só sabem falar do sábado, mas vcs só sabem criticar esso ponto também, não é mesmo?

DEUS NÃO DISSE QUE O SÁBADO É UM FARDO, MUITO PELO CONTRÁRIO, VEJA.

"E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse". Isaías 58:12-14

Que promessas maravilhosas Deus tem para quem guarda também o sábado! E se Deus e Jesus disseram isto, quem sou eu para não acreditar!

Abraços.

Ale disse...

"Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus".Mateus 5:17-20

E agora? Se Jesus não aboliu a lei quem então a aboliu? o ser humano?

É engraçado, vcs falam q os ASD só sabem falar do sábado, mas vcs só sabem criticar esso ponto também, não é mesmo?

DEUS NÃO DISSE QUE O SÁBADO É UM FARDO, MUITO PELO CONTRÁRIO, VEJA.

"E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.
Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse". Isaías 58:12-14

Que promessas maravilhosas Deus tem para quem guarda também o sábado! E se Deus e Jesus disseram isto, quem sou eu para não acreditar!

Abraços.

Ana Paula Bastos disse...

Olá gente! Sou pastor Adventista e sou muito feliz por viver e ensinar as doutrinas bíblicas. Sem dúvidas que somos salvos pela graça de Deus e pela fé em Cristo. Aquele que ensinar diferente não entende nada de fé e salvação. Estas são as principais doutrinas; mas obedecer faz bem. Aliás o "Espírito Santo só é dado àqueles que obedecem" Atos 5.32 Ser cristão é fazer o que Jesus fazia. Se Jesus ia à igreja no sábado, devemos segui-Lo. não acham? O domingo como dia de culto tem origem pagã.Temos que descobrir a teologia dos sábados cerimoniais de Colossenses 2:14-16 e o sábado do mandamento. Há uma grande diferença... se os mandamentos não foram abolidos, o sábado também não foi. Além de jesus; Maria e os apóstolos guardaram o sábado mesmo depois da ressurreição de Cristo. Lucas 23:56 e Actos 13 e 16. No final vai haver só duas classes: os que guardam os mandamentos e os adoradores da besta. A escolha é de cada um se vai seguir a uma tradição ou a jesus. Um abraço.

Ana Paula Bastos disse...

Olá gente! Sou pastor Adventista e sou muito feliz por viver e ensinar as doutrinas bíblicas. Sem dúvidas que somos salvos pela graça de Deus e pela fé em Cristo. Aquele que ensinar diferente não entende nada de fé e salvação. Estas são as principais doutrinas; mas obedecer faz bem. Aliás o "Espírito Santo só é dado àqueles que obedecem" Atos 5.32 Ser cristão é fazer o que Jesus fazia. Se Jesus ia à igreja no sábado, devemos segui-Lo. não acham? O domingo como dia de culto tem origem pagã.Temos que descobrir a teologia dos sábados cerimoniais de Colossenses 2:14-16 e o sábado do mandamento. Há uma grande diferença... se os mandamentos não foram abolidos, o sábado também não foi. Além de jesus; Maria e os apóstolos guardaram o sábado mesmo depois da ressurreição de Cristo. Lucas 23:56 e Actos 13 e 16. No final vai haver só duas classes: os que guardam os mandamentos e os adoradores da besta. A escolha é de cada um se vai seguir a uma tradição ou a jesus. Um abraço.

claudia scatola disse...

Pastor so os judeos guardavam o sábado ou os gentios após a conversão guardavam? Porque nos evangelhos não vemos essa obrigatoriedade. Outra coisa um sabatista brasileiro guarda o sétimo dia que o sabatista do Japão? Porque os dias não são iguais. Vc segue que calendário o hebreu? Porque se não for o sábado que vc guarda não é o dos judeos. Outra coisa o que é mandamento pra vc, e o decalogo ou as doutrinas do novo testamento? A igreja verdadeira nasceu no dia de pentencoste qual sinal do novo nascimento? O batismo com o Espirito Santo. Meu irmão se converta a Jesus e não ao judaísmo.o selo da igreja e o Espirito Santo. E revestimento de poder.