27 de abril de 2012

Igreja do Unasp (SP) - Exibicionismo e Desfile


Podemos dizer que a Igreja do Unasp cumpre seu propósito como templo de adoração? Sim, podemos. Permite o cumprimento de outros objetivos, que conspiram contra o principal? Sim, claro. Além de local de adoração e da comunhão dos fiéis, a Igreja do Unasp se presta, ainda que involuntariamente, a outros fins? Sim, certeza absoluta!

Exibicionismo Ridículo

Exemplifico: num sábado ensolarado eu estava fora do templo. Estava lotado! Resolvi sair, ainda no começo das atividades e fiquei nas imediações da Praça da Bíblia.

Observei que um membro, que faz parte da “nobreza” parou seu carro, novíssimo e caro, num local proibido. Havia uma boa quantidade de vagas nas cercanias, mas ele parou justamente num local que impedia a movimentação de outros veículos que precisavam acessar as vagas disponíveis.

Resolvi seguir aquele “irmão” até o templo. Ele foi pela lateral direta da igreja e ficou lá na frente. Logo mais o pastor faria os anúncios que antecedem ao cerimonial. Ele ficou aguardando...

Quando o pastor chegou para fazer os anúncios, um ancião pediu a palavra e disse ao microfone: “atenção proprietário do carro “tal”, placa “tal”, favor se dirigir ao estacionamento...”.

Nosso ilustre e nobre amigo saiu do local no qual se encontrava, percorreu o templo pelo corredor central, bem lentamente, para que todos soubessem que ele era o dono do tal veículo. Observei que quando saiu do templo ele tinha um sorriso nos lábios. Dirigiu-se ao estacionamento, entrou no carro, ligou e foi embora. Seu objetivo tinha sido alcançado...

Desfile Bobo

Outra forma de exibicionismo diz respeito às pessoas (maioria mulheres) que chegam atrasadas (primeiro culto) e estrategicamente passam perto da plataforma da igreja e ficam desfilando para lá e para cá, supostamente procurando um lugar vazio, nos bancos da igreja. São figurinhas carimbadas, quase sempre as mesmas, que querem mostrar os lindos trajes que estão vestindo. Passem a observar. Sei que, em tese, não se vai à igreja para “cuidar” dos outros. Mas o pastorado deve ficar atento a essa fogueira de vaidades...

Conclusão

Sugiro, para esses dois exemplos, procedimentos simples:

1. Quando se for anunciar um carro estacionado de forma indevida, que seja informada a placa do veículo e o estacionamento no qual ele está parado. Nada mais do que isso.

2. Proibir de forma veemente, que pessoas fiquem nos corredores da igreja (cumprindo Lei municipal). Mais: que seja desestimulado (por diáconos) o trânsito de "modelos" nas imediações da plataforma.

Simples assim mesmo!

Enéias Teles Borges

Nenhum comentário: